domingo, 7 de dezembro de 2008

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE O PAÍS QUE LIDERA O RANK NO PENTATLO: HUNGRIA

Hungria



O império romano chamava a região a oeste do Danúbio de Panônia, na qual estabeleceram uma província no local, com este nome. Ao século IV, os hunos começaram as ondas de migração que passariam pelas terras húngaras, montando o grande império dos Hunos, que entraria em colapso em 455. Após a queda do Império Romano em 476, sucederam-se ondas migratórias de germanos, eslavos, ávaros, francos, búlgaros e, finalmente, magiares, estes no final do século IX.
Segundo a tradição, os magiares atravessaram os Cárpatos e entraram na planície panônia em 895, sob a liderança de Árpád, o líder dos magiares que queria a aproximação com a Europa Cristã. Em 1000, o Rei Santo Estêvão I, filho de Géza da dinastia dos Árpards, fundou o Reino da Hungria, ao receber uma coroa enviada pelo Papa Silvestre II e sedimentou o reino em 1006, com o extermínio dos opositores crentes da fé pagã. Entre 1241 e 1242, uma invasão mongol devastou a Hungria, com grandes perdas em vidas e propriedades. Quando os mongóis foram embora, o rei Béla IV, mandou construir castelos de pedra, que seriam importantes na batalha contra os otomanos, no século XIV. A Hungria é um país do planalto dos Cárpatos tendo como continente a Europa. Faz fronteira com a Áustria, Eslováquia, Romênia, Ucrânia, Sérvia, Croácia e a Eslovênia. Tem dez milhões de habitantes, distribuídos em 93 mil quilômetros quadrados.Sua capital é Budapeste, maior cidade do país e que concentra 25% de toda a população húngara. A economia é voltada para reservas de petróleo e gás natural em vários pontos do Grande Alfold, e de minério de urânio em Mecsek, Os artigos industriais predominam nas exportações; as maiores importações são de equipamentos e matérias-primas, petróleo e gás natural.


saiba mais em emdiv.com

CULTURA



O turismo é uma importante fonte de divisas. A cidade de Budapest, o lago Balaton e as belezas naturais ao longo do rio Danúbio são atrações que têm favorecido o desenvolvimento de atividades turísticas. Na alta temporada (março a outubro) o país recebe milhões de visitantes estrangeiros.
A religião predominante é a católica. Há ainda grupos minoritários de calvinistas, luteranos e ortodoxos. Alguns compositores húngaros figuram entre os mais importantes da música internacional. Muitos músicos e maestros húngaros alcançaram fama mundial. A dança mais conhecida e mais característica da Hungria é o "csárdás", compositores: Franz Liszt e Béla Bartók . A arquitetura é voltada à edifícios importantes e característicos em Budapeste são o Castelo do Buda (Budai vár), o Parlamento, a Igreja do Mátyás e o Teatro Nacional. A cozinha húngara tem uma posição de destaque na cultura da Hungria, com tradicionais pratos como o goulash, difundido por todo o mundo e uma das bases da culinária húngara. A batata é usada em diversos pratos, e as sopas e os guisados são componentes da culinária dos húngaros.
Os pratos são geralmente temperados com páprica, cebola e pimenta preta. Os guisados são, comumente, encontrados com elementos tradicionais como carne de porco e de gado, como usado no pörkölt. Existe ainda, diversas sobremesas na culinária húngara que são feitas com frutas, sendo elas umas das especialidades da cozinha húngara


saiba em colegiosaofrancisco e wikipedia.org

Dados importantes:


Nome Oficial: Magyar Köztársaság (República da Hungria)
Capital da Hungria: Budapeste
Área: 93.030 km² (108º maior)
População: 10.106 milhões (2000)
Idiomas Oficiais: Húngaro
Moeda: Florim húngaro (HUF)
Nacionalidade: Húngara
Principal Cidade: Budapeste, Debrecen, Miskolc

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

PENTATLO - HISTÓRICO


HISTÓRIA







As grandes civilizações da antiguidade sempre valorizaram as atividades físicas tais como a corrida, a natação, o tiro com arco, a luta e a destreza no manuseamento de armas. Desde cedo começaram a aperfeiçoá-las e a participar em competições em que os melhores atletas ou soldados representavam as suas nações e os vencedores eram cobertos de glória e honra. O Pentatlo foi introduzido na competição Olímpica há cerca de 2700 anos, nos XVIII Jogos Olímpicos no ano 708 A.C. como resultado da reclamação dos Espartanos, povo guerreiro e de grande tradição militar, que nos Jogos anteriores se tinham queixado que as Olimpíadas eram demasiado orientadas para a competição entre civis e não incluíam nada que tivesse interesse ou fosse útil para a formação militar. O Pentatlo foi assim criado para o atleta soldado e dele faziam parte o lançamento do disco e do dardo ou lança, o salto em comprimento, a corrida e o pancrácio, uma espécie de luta livre.Nessa altura o Pentatlo já era a competição que apresentava os melhores e mais completos atletas e ocupava uma posição de grande destaque nos Jogos Olímpicos, representando mesmo o seu clímax: o vencedor recebia a mais alta recompensa e o título de “Victor Ludorum”, tendo ainda que declamar, no “podium”, um poema para toda a audiência... Ao contrário do Pentatlo Moderno, em que cada atleta compete do início ao fim da prova, o Pentatlo original era uma prova a eliminar: todos os competidores participavam na prova de salto em comprimento e só os que conseguissem saltar uma determinada distância passavam à segunda prova – o lançamento do dardo ou lança. Quando os Jogos Olímpicos Modernos foram criados, em 1896, o Pentatlo não fazia parte das provas a realizar, mas cedo se fez sentir a sua falta – com uma base militar – de modo a atrair o interesse dos atletas militares. O Barão Pierre de Coubertin nutria uma grande admiração pelo Pentatlo Antigo e já em 1909 tentou re-introduzir esta magnífica prova no programa Olímpico. Após duas tentativas frustradas, o Barão conseguiu finalmente convencer os representantes da 14ª Sessão do Comité Olímpico Internacional, realizada em 1891, na cidade de Budapeste, na Hungria e acabou assim por ser pessoalmente responsável pelo regresso do Pentatlo, em 1912, na Vª Olimpíada realizada em Estocolmo, na Suécia. Na Grécia Antigamente, o pentatlo era constituído por provas que pretendiam demonstrar todas as aptidões físicas. Quando da invenção da versão moderna, Coubertin inspirou-se nos soldados da cavalaria do século XIX, que deveriam saber montar um cavalo desconhecido, disparar, esgrimir, correr e nadar.



leia mais ammamagazine.com





PENTATLO NOS JOGOS OLÍMPICOS

O pentatlo moderno é um esporte criado especificamente para os Jogos Olímpicos como um desejo do criador dos Jogos modernos, o barão Pierre de Coubertin. Disputado pela primeira vez em 1912, Coubertin inspirou-se em uma prova de pentatlo dos Jogos Olímpicos antigos com um modelo de provas diputado por soldados do exército. O pentatlo moderno surgiu da experiência da cavalaria do século XIX que davam-se através de cinco atividades: uma prova com cavalos, duelo com pistolas de fogo e espada, nado e corrida.





Leia mais em wikipedia.org.com



PAÍSES QUE LIDERAM O RANK




País.......ouro........ Prata.....Bronze..... total


1 Hungria. ..9........... 8........... 4................ 21

2 Suécia......9............ 7.......... 5................. 21

3 U. Soviét.. 5........... 5.......... 5................. 15

4 Polônia.... 3........... 0......... 0.................. 3



Saiba mais wikipedia.org